quarta-feira, 1 de abril de 2009

Memórias finais...

Tendo esta acção chegado ao fim, não poderiamos deixar de agradecer a todos e todas que nos apoiaram seja por posts no blog, comida, mails, sms's, presença, e todas as outras.

Esperamos que após a Assembleia que se seguiu à abertura das portas para discutir a situação possa recolher imensos frutos e que os estudantes da FBAUP se unam para reivindicar aquilo que é justo para eles como Faculdade e justo para todos os estudantes do Superior.

Um grande obrigado e, não nos enganemos...
A luta tem de continuar.
Isto não é uma brincadeira. É o nosso futuro.

20 comentários:

  1. Alunos da FBAUP? Vão dar música! Alunos da FBAUP e FLUP faz favor! E fracções diminutas dessas instituições!
    Façam o favor de ler o meu comentário no post anterior.

    ResponderEliminar
  2. Alunos da FLUP e da FBAUP a reivindicar juntos, pelo teu comentário, parece algo mau.
    É essa a tua opinião?

    ResponderEliminar
  3. Sim, quando é publicitado que é uma acção de alunos da FBAUP apenas. Não é um manifesto por parte de alunos, mas sim de uma fracção. Grande parte dos alunos da FBAUP não se revê nisto, eu estive lá hoje, e sei do que falo.

    ResponderEliminar
  4. "não poderiamos deixar de agradecer a todos"

    eh pa', no's e' que agradecemos. Ja nao se via uma accao destas ha muito muito tempo em Portugal. Sera' que acordamos?

    esquecam la isso da FB ou FL, vai dar tudo ao mesmo. Eu agradeco a ambas FBAUP e FLUP tudo o que fizeram hoje.

    Contem comigo ()!

    ResponderEliminar
  5. Também estive lá. Aliás, estive lá dentro a noite inteira.
    Dizer que não é um manifesto por parte de alunos não achas que é um tanto ou quanto redutor?
    Já agora, onde é que está publicitado que esta era uma acção de alunos da FBAUP apenas?
    E última questão, não vês a união de estudantes de duas faculdades da UP numa acção como um bom sinal?

    ResponderEliminar
  6. independentemente de ter sido "reckless" ou nao, digo "bravo".

    ResponderEliminar
  7. "Esperamos que após a Assembleia que se seguiu à abertura das portas para discutir a situação possa recolher imensos frutos e que os estudantes da FBAUP se unam para reivindicar aquilo que é justo para eles como Faculdade e justo para todos os estudantes do Superior." é preciso mais?

    ResponderEliminar
  8. Porque não falam em Universidade do Porto? Ou em universidades em termos genéricos, públicos e privados?
    Diz ali explicitamente FBAUP. Eu quero é que seja bastante notório que isto não é uma acção da minha FBAUP. Foi feita por alunos de 1.º ano - um protesto honesto, mas ingénuo, e por alunos da FLUP. As reuniões serviram para instigar. E os dados foram fornecidos por alunos da FLUP!

    ResponderEliminar
  9. E isto não é uma união das duas faculdades, mas sim feito por fracções de alunos. Não enganem as pessoas. Alguém da FLUP vos apoia? Vocês queriam fazer isto na vossa e ninguém vos deixou. Claro está que se viraram contra o alvo mais óbvio em termos de Universidade do Porto.
    Isto é um golpe político. Não enganem as pessoas.

    ResponderEliminar
  10. Caros colegas,

    Vimos saudar, a formar como o vosso protesto ocorreu na vossa Universidade.
    Somos o MEIEU, um Movimento Estudantil que também luta pelo Ensino.
    Ajudámos-vos, na divulgação da mensagem pela Internet, pusemos no nosso blog (http://meieu-estudantesunidos.blogspot.com/) e no nosso hi5 (http://estudantesunidos.hi5.com), divulgamos em diversos Grupos e enviamos a diversas pessoas do País, com maior atenção, para os estudantes da zona do Grande Porto.
    Esperamos que a reunião, dê os esperados frutos, para a Comunidade Estudantil da Faculdade.
    O nosso e-mail é: estudantesunidos@mail.com ou estudantesunidos@iol.pt . Gostaríamos que enviassem um e-mail para nós, a contar como correu a manifestação e outros assuntos relacionados.
    Votos de Boa Sorte.

    Juntos venceremos!!

    ResponderEliminar
  11. É preciso não nos esquecermos a forma como a informação foi e está deturpada em relação aquilo que é a realidade. Eu estive ontem terça feira de tarde na assembleia não oficial presidida pelos alunos da faculdade de letras e não se tratavam de 2 alunos como foi dito por Jorge Pereira ao JN. Desta forma, as acções em frente aos jornalistas e repórteres por parte de alunos da faculdade de letras foi vergonhoso e atrevo-me a dizer hipócritas. Sejam honestos com as pessoas mal informadas e não pensem que os restantes alunos que lá estavam não têm o mesmo grau de inteligência que vocês: primeiro não se façam de bons samaritanos ao afirmar que estanham ali por "solidariedade" aos alunos da Fbaup quando sabem tão bem quanto eu que isto tudo vem a favorecer a vossa causa e foram vocês que insistiram nesta história toda. É um facto que a ideia partiu de uma aluna de mestrado da faculdade de belas artes mas também é um facto que a maioria dos alunos não estava a favor dessa proposta - porque é que ninguém fala nas abstenções nos votos? E porque é q ninguém diz que eram cerca de 15, se tantos, alunos de belas artes dentro da escola quando existe um grupo de cerca de 800 alunos. Também é verdade que haviam muitos interessados de letras.
    Atenção aqui a uma coisa e não me interpretem mal, eu não sou contra a manifestação que houve na reitoria acho muito bem que se reivindique mas que se faça com coerência e organização. A faculdade de belas artes nada tem a ver individualmente com este caso, principalmente quando ele acontece antes duma manifestação. A verdade é ninguém sabia o que se estava a passar e continuou mal informada.

    ResponderEliminar
  12. É de lamentar que enquanto recebemos todo o apoio e compreensão por parte de faculdades de outros pontos do país como Minho e Lisboa, estejamos com esta "troca de palavras" entre estudantes da própria Universidade do Porto.
    Nunca em lado nenhum existe acordo entre todos os seres humanos, mas é preciso ter a consciência de que há momentos em que devemos esquecer certos "problemas mesquinhos" e lutarmos todos juntos por algo melhor.
    O que está feito, feito está. Agora é seguir para a frente e não estar com o trabalho a repisar o passado.

    Muito obrigada por todo o apoio dado pelos nossos colegas de todas as faculdades do país.

    A UNIÃO FAZ A FORÇA. NÃO A GUERRA

    ResponderEliminar
  13. O que é verdadeiramente lamentável são as decisões PRECIPITADAS de grupos de alunos que não sabem tratar, interpretar e fazer comunicar a informação. (numa faculdade onde se estuda design de COMUNICAÇÃO esta falha ainda choca mais). A união não faz sentido em projectos sem fundamento, numa altura em que o que é preciso é trabalhar, e não bloquear mais o trabalho dos outros. A união de que se fala não existe, porque a maior parte dos alunos da faculdade que está a ser noticiada não foram tidos nem achados. Quem não concorda com a maneira como isto se está a passar está a ser prejudicado por quem não sabe o que está a fazer. O apoio de outras regiões não me espanta, porque acreditam no que se diz por aí na comunicação social, e nos blogs, e não fazem a mínima ideia do que realmente se passa, nem de quem está a frente disto tudo, nem como costumam correr as reuniões na faculdade sejam oficiais ou não. Falta coerência, e, volto a dizer, BOM SENSO.

    ResponderEliminar
  14. Car@s colegas,
    lamentável não é a ocupação, mas o que vejo alguns de vós dizer. Os criadores deste blogue e aqueles que se fecharam dentro da universidade tiveram a força de vontade e a coragem para afirmar uma posição partilhada por muitos outros alunos contrariando as regras pré-establecidas por um sistema que, evidentemente, tenta ao máximo castrar qualquer tipo de reivindicação. Isso, só por si, é de louvar.
    Estou prefeitamente nas tintas que tenham perdido um dia de aulas! Carai pá!, os gajos no 25 de abril perderam um dia de trabalho e não me parece que te queixes deles! O que é um dia de trabalho perdido em comparação com a divulgação de problemas gerais e específicos da educação hoje? (e que vão desde a privatização à falta de condições humanas e materiais).
    Dizer que o que eles fizeram foi desonesto é de uma falta de respeito gigante.
    Mafalda, fantástico espírito critíco! Sugiro que para a próxima te juntes a eles e faças todos os esforços possíveis para melhorar o problema da comunicação!
    Já percebi que, duas ou mais, estavam pessoas de Letras dentro de Belas Artes. O que ainda não entendi é como é que o pessoal está a pensar nisso como algo mau! desde quando é que a união das pessoas é algo mau? Desde quando é que lutar por ideais comuns e contra problemas gerais é algo mau? essa é nova...

    Para todos aqueles que discordam da forma de protesto, que acham desrespeituoso, que bla bla blas, digo-vos apenas que contra o estado actual da educação já gritaram 120 mil professores juntos na rua, já assinaram 10.000 alunos um abaixo-assinado a pedir a demissão da ministra, se levantaram vozes por tudo o que era sítio e manifs foram resmas delas. Qual foi a resposta? Nenhuma! Perdão perdão... houve o simplex! PORREIRO PAH!
    A partir do momento em que há um abuso de poder têm de se contornar as regras para fazer a diferença, para nos ouvirem. Ignorar a situação e ignorar os estudantes e as pessoas envolvidas nos problemas é um abuso de poder!

    A todos boas lutas! Que se unam e vençam nas causas justas! E que se calem aqueles da falsa democracia que acham que tudo está mal mas não mexem um dedo para mudar!

    Pedro Feijó ;)

    ResponderEliminar
  15. Caro Pedro Feijó,

    Não diria melhor!
    Achamos que faz falta ao Governo é… cotonetes!
    Talvez os usem e por consequente, dê os devidos frutos de – OUVIR OS ESTUDANTES! Coisa que não o fazem.
    Concordamos contigo : “A partir do momento em que há um abuso de poder têm de se contornar as regras para fazer a diferença, para nos ouvirem. Ignorar a situação e ignorar os estudantes e as pessoas envolvidas nos problemas é um abuso de poder!” Tens toda a razão!

    Juntos venceremos!!

    ResponderEliminar
  16. São coisas que o mundo não aplaude de pé, essas de fechar a velha ESBAP a cadeado, ou a nova FBAUP à força de nó de cordel. As razões de hoje eram as mesmas de 1990, 1992 e 93. Fechem tudo, mas não os olhos.
    Bem hajam pela vossa coragem.

    José Miguel Gervásio Ex-Presidente da AEESBAP.

    ResponderEliminar
  17. Mete dó esta conversa truculenta desta Márcia que até já exclama: a minha FBAUP! Vejam só o desespero da rapariga.
    Mete dó e mete nojo esta convesa reacionária da moça desesperada a tentar salpicar de lama os protagonistas deste Movimento sem perceber que está atolada num pântano político até às orelhas.
    Sou um dos fundadores e activistas do Movimento que nasceu na FLUP e nunca nenhum de nós perguntou ao outro se é e de que partido é.
    É caso para perguntar: para que partido trabalhas tu, Márcia?
    Fui eu um dos incentivadores do alargamento imediato a todas as faculdades da UP, e de seguida do País. A FBAUP foi uma das contactadas, e foi a que aderiu com mais entusiasmo. Estamos-lhe agradecidos.
    Por fim, com ou sem o acordo de todas as márcias que por aí andam, o balanço é extremamente positivo. Vejam só os apoios de onde chegam. Até do Brasil!
    Estamos imparáveis!
    Temos a razão do nosso lado. Lutemos até à vitória final!

    ResponderEliminar
  18. Caros
    Sou aluna do 4º ano de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Estive presente terça-feira à tarde na reunião que desencadeou os acontecimentos da noite de terça-feira e do dia de quarta-feira. Estive igualmente presente na reunião de terça-feira à noite que precedeu a ocupação. Estou portanto em condições de dar uma testemunho credível do que se passou. Coisa que passarei a fazer.
    A reunião informal de terça-feira não foi amplamente divulgada pelo que houve diversos alunos a queixarem-se de falta de informação. O grupo de alunos presente na Aula magna, apesar de relativamente grande, não foi representativo da comunidade escolar. A dita reunião tinha como propósito incentivar os alunos a participar na manifestação que teve lugar na quarta-feira seguinte, em frente à reitoria da UP. À mesa estavam 3 alunos da FLUP e 1 aluna da FBAUP. A ideia da ocupação surgiu aparentemente de forma espontânea durante a reunião e a mesa fez aprovar em meia hora a mesma ideia. Cerca de 50 alunos votaram a favor da ocupação a ser feita durante a noite, não durante o dia. Nessa mesma noite, apenas cerca de metade do alunos que votaram a favor apareceram na FBAUP. Portanto, metade mudou de ideias. Dessa metade alguns vinham dispostos a discutir novamente os propósitos e fundamentos da ocupação. Até às 11h da noite, os alunos da FLUP e a aluna de FBAUP (que esteve à tarde na mesa) insistiram na ideia da ocupação que teria como propósito fazer as faixas para a manifestação do dia seguinte e elaborar um documento que justificasse a dita ocupação. Razões que não pareceram válidas a grande parte dos alunos da FBAUP que lá se encontravam e que, por isso, abandonaram o edifício da Escola. Tive oportunidade de presenciar a seguinte cena: uma aluna de Belas Artes que não concordava com a ocupação foi convidada a sair da própria escola por um aluno de Letras.
    No dia seguinte, ninguém pôde entrar na FBAUP até às 15 h, coisa que nunca foi dita nas duas reuniões do dia anterior. Paralelamente, os motivos pelos quais os alunos barricados justificavam a ocupação divergiam já, em alguns pontos importantes, dos anunciados no dia anterior.
    Resumidamente, a esmagadora maioria dos alunos da FBAUP não sabia / não concordava com a acção, o que não significa que não estivesse de acordo com grande parte das reivindicações. Esta não foi portanto uma acção do alunos da FBAUP. Foi uma acção feita em cima do joelho (perdoem-me) por uma meia dúzia de fbaupianos e por 3 ou 4 flupianos que traziam a lição bem estudada.
    É portanto injusto que se atribua aos alunos da FBAUP a responsabilidade por este acto, por muito legítimos que sejam os principios gerais que aparentemente o sustentaram.

    ResponderEliminar
  19. ...e nunca é demais dizer que essa reunião informal não tem legitimidade para decidir nada e muito menos para tomar posições em nome da Faculdade de Belas Artes.
    E sim... digo "a minha fbaup" como diz a Márcia. A nossa fbaup que precisa do nosso apoio e da nossa ajuda.
    Uma Instituição que tem 220 anos e com a qual não se deve brincar desta forma.
    Causas aparte, o que se passou foi uma instrumentalização políticopartidária das instalações da Faculdade.

    ResponderEliminar
  20. Olha Jaime, o teu comentário só vem dar em conta o teu, e não o meu, é de desespero. Se o teu argumento contra tudo o que eu vim a dizer neste blog durante dois dias é esse, devo dizer que, no minimo, és crente.
    E onde é que estão os alunos da FBAUP que se barricaram? Porque é que eu só leio comentários de pessoas de Letras? Porque é que quem escreve os posts não assina?
    Eu sou a primeira a criticar a FBAUP quando a FBAUP deve ser criticada, e sou a primeira a defender a FBAUP quando a FBAUP deve ser defendida. Eu sei distinguir as coisas e não estou ludibriada por nenhuma conjectura política.
    E não, eu não pertenço a nenhum partido político, porque nenhum partido político defende o que eu penso ser fundamental na sociedade.
    Desculpa lá Jaime, mas eu nem queria comentar aqui mais alguma vez, porque nenhum de vocês diz seja o que for de maneira coerente - como diz o Jonas, vocês misturam alhos com bugalhos; mas, possa, tu mereceste!
    E se quiseres continuar este tipo de discussão, apupos, ou o que for, tens o meu e-mail. Eu cá não gosto destas lavagens de roupa suja nestes sítios, porque a MINHA FBAUP não é a que está a ser pintada neste blog, e quem acha que o é, é porque não leu os comentários de todos os alunos que a vieram aqui defender, e mostrar que isto não passa de propaganda política. Aqui o tens marcia.novais@gmail.com.

    ResponderEliminar