quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fim da ocupação


Abriu-se as portas para se poder discutir com todas as pessoas que se encontravam no exterior.

Neste momento está a decorrer uma Reunião na Aula Magna.

15 comentários:

  1. Apesar de estar a seguir este blog desde hoje de manhã, precisei de ir ler ao Público Online para perceber realmente o que se estava a passar. Aqui não percebi quase nada. E o desenvolvimento das coisas, reuniões e decisões só me foram explicadas através das notícias. Pena que falem tão bem para a comunicação social e tão mal a todos os que realmente têm de beneficiar com toda esta contestação.
    Espero que mais essa reunião resulte em alguma coisa.
    Todos os alunos das Belas Artes têm o direito de promover reuniões, mais do que participar nelas, pertencendo ou não a comissões, associações, comissões de acompanhamento. Proibir seja quem for de participar nelas, é RIDÍCULO. Ainda mais ridículo sabendo que estas reuniões precipitadas, e com gente cansada e normalmente mal informada, apenas promovem mais precipitação, cansaço,más decisões e incapacidade de gerir seja o que for... O bom senso é a chave principal para que tudo se resolva.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Só quem não conhece o ensino europeu, é que nos diz que nós, estudantes portugueses, temos tudo.
    Aqui na Grécia, os estudantes não pagam propinas, não pagam refeições, não pagam livros. O ensino é livre, público e democrático... Pode não ser perfeito mas é mais justo, inclusivo e democrático.
    Em Portugal, a Educação nunca é uma prioridade. Os grandes investimentos nunca são na educação nem na saúde. Quem diria que após 15 anos das lutas contra as propinas, estaríamos agora a pagar quase cinco vezes mais do que o proposto nos idos tempos cavaquistas? E o dinheiro, é utilizado para os motivos na altura reivindicados? O que mudou para melhor com o pagamento das propinas?

    Lutem sim, e não se conformem com o marasmo instalado nas universidades, nas comunidades estudantis, nas associações de estudantes. Basta de cartinhas, abaixos-assinados, relatórios da FAP e outras atitudes pedintes que em nada se fazem ouvir e que se diluem em poucos dias. A ocupação de um edifício da faculdade não magoa ninguém, não estraga a vida a ninguém e é um verdadeiro 'statement' daquilo que é uma luta que em muitos outros países seria considerada natural quer pelos estudantes de esquerda, quer pelos estudantes de direita.

    Ter bom senso é saber aquilo pelo qual se luta. Pacificamente, de forma coerente, a saber ouvir e a saber falar.

    Força,

    Pedro Lourenço
    (estudante da FFUP em Salónica-Erasmus)

    P.S.- Quem ouviu o actual Governo a falar da Finlândia, em 2005, como um modelo a seguir, certamente se rirá ao comparar os modelos sociais dos dois países...

    ResponderEliminar
  4. O facto de isto acontecer na FBAUP é óbvio: os alunos estão fragilizados, não temos uma associação de estudantes, há problemas internos e os alunos apenas precisam de uma faísca (nomeadamente cartazes a dizer 1300 euros de propinas, quando é uma estimativa feita de acordo com os interesses de quem quer lançar o caos) para se revoltarem.
    Isto foi um golpe político. Desengane-se quem acha que isto foi feito por alunos da FBAUP. Se se visse pelo estados das coisas à tarde, percebia-se perfeitamente que quem tinha participado na barricada eram alunos da FLUP e alunos de primeiro ano da escola (e pelo que posso constatar pelas fotos, isso é bem verdade). Aquilo não representa o universo da FBAUP. A reunião de ontem teve, pelos vistos, cem alunos. A escola tem 1049 alunos! É um décimo da escola! E se foi aprovada por 52 alunos, isso implica que foi apoiada por um vigésimo dos alunos da FBAUP. Sejam razoáveis.
    Para quem anda nas Belas Artes, sabe perfeitamente que isto NUNCA, mas NUNCA, poderia ter sido engendrado apenas por alunos de cá. Nós não nos fazemos representar nos órgãos de gestão, não temos associação de estudantes, e só há pouco mais de um mês é que nos demos conta que há muita coisa (NA ESCOLA) que não tem passado por nós, por essas causas. É óbvio que estamos sedentos por fazer alguma coisa, mas não passa por isto. Aliás, esta acção teve repercursões graves nos processos internos nos quais eu estou envolvida. Há processos muitíssimo mais importantes que foram passados para segundo plano por esta acção levada a cabo por pessoas que não sabem muito bem o que fazem.
    Penso que os alunos envolvidos devem ser responsabilizados, tanto os da FBAUP, como os da FLUP (pois pois, já se soube que vocês queriam fazer isto na vossa, mas como vocês têm uma associação de estudantes que se opôs, viraram-se para nós não é? Que engraçado!).
    É óbvio que as pessoas da FLUP (não falo das da FBAUP, porque sendo alunos de primeiro ano e apenas uma aluna de mestrado - que só agora é que se lembrou que paga propinas, e esquece-se que algum desse dinheiro foi usado para melhorar as condições para pessoas com problemas como o dela, porque infelizmente, não é a única - é que apoia isto, é preferível nem falar) são pessoas apenas foram lá aumentar a chama do que já é o caos na FBAUP. Felicito-os apenas pela capacidade fantástica de perceberem que, primeiro, nós somos a faculdade pior vista pela reitoria, com isto então, e segundo, de perceberem que isto só podia acontecer na FBAUP, pelas razões acima referidas. Muitos parabéns. Quero ver se algum de vocês vai voltar a pôr os pés na FBAUP outra vez, quando houver reuniões para tentar tirar o nosso nome da lama.
    Quero apenas acrescentar que acho a vossa causa nobre, mas gostava de saber o que é que vocês fizeram antes disto? Apenas tive conhecimento de uma manifestação, que pelo que sei foram meia dúzia de pessoas. Alguém contactou os órgãos competentes? Alguém mandou cartas para a Direcção Geral do Ensino Superior? Quem vos deu os dados que andaram a atirar ao ar como factos? Antes de me acusarem (sim, eu fui a aluna que foi falar convosco depois da reunião) do que eu não faço pela escola, lamento dizer-vos que eu também tenho opiniões, mas faço chegá-las aos órgãos antes de pensar em acções deste género. Causa impacto - pela negativa, em relação à FBAUP, chamam a TVI - que fixe!, mas efectivamente, para que é que isto serviu? Conseguiram descredibilizar qualquer tipo de acção que venha a seguir. E tudo o venha a ser feito depois disto vai ter muito mais dificuldade em aceite pela opinião pública.
    Os alunos da FBAUP vão tirar o nome da lama, e vamos fazer de tudo para provar a todos que isto não é uma acção levada a cabo por alunos da escola, mas sim, por uma fracção unida com alunos da FLUP.

    ResponderEliminar
  5. Das 25 pessoas que estiveram lá dentro, 3 da FLUP.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho fantástica esta vossa capacidade de desconversar. Respondam directamente às questões que vos coloco.
    Eu volto a repetir:
    Fizeram algum tipo de queixa ou pedido de esclarecimentos aos órgão competentes?
    Se sim, onde estão esses dados?
    Se sim, fizeram-nos chegar a todas as instâncias?
    Se não, porque é que fizeram uma acção como esta que nos descredibiliza enquanto alunos de uma instituição como a UP?

    Isto foi uma acção de um número reduzido de alunos da FBAUP, que sejam 22 (grande parte do primeiro ano, pelo que posso constatar pelas fotos), juntamente com alunos da FLUP, que vieram à FBAUP.
    Isto é um golpe político e as Belas Artes estão claramente a ser usadas para outros fins.

    ResponderEliminar
  7. Xiii... Márcia, é cada bácora que nem sei por onde começar!
    Talvez pela parte em que mostras achar que o teu processo interno é mais importante que mostrar aos portugueses a miséria em que está a nossa educação..
    Ou então aquela parte em que não percebes que se os alunos se revoltam com pouco é porque algo esta seriamente mal.
    Sim, por aí seria interessante começar..
    MAs depois onde é que eu metia os parêntesis fantásticos em que explicas tão bem porque é que os de letras estavam lá? grandes dotes para saber o que as pessoas pensam, han? Eu, tal como tu também achei engraçado :?
    E claro, a fantástica falta de capacidade para perceber que numa democracia conta quem participa e que se numa reunião aparecem X alunos, são esses X alunos que contam.
    Certamente que a minha resposta também podia começar com a parte FABULOSA em que tu seriamente achas que o que interessa no meio disto é a faculdade ser vista com bons olhos pela reitoria!!!! É que aqui só podes mesmo estar a brincar.
    Acabas a dizer que achas a causa nobre. Mas parece que não estiveste na manifestação que criticas por falta de adesão.. Parece que não te envolveste em nenhum tipo de acção e que não fizeste nada! (parece.. mas se eu estiver enganado diz-me, por favor).
    E se tu própri dizes: "lamento dizer-vos que eu também tenho opiniões, mas faço chegá-las aos órgãos antes de pensar em acções deste género", fico muitíssimo contente, efectivamente terás tratado de te unir com colegas e enviar cartas a todos os orgãos com a tua, a minha e a opinião deles (visto que a causa é nobre...).

    De facto o teu comentário dizia tanta coisa (:S :S) que era difícil saber por onde começar a resposta, mas acho que no meio disto tudo fica a resposta dada.

    Pedro Feijó

    PS: Para próxima junta-te à Mafalda e trabalhem as duas com este pessoal. A união é uma coisa tão bonita, não é?

    ResponderEliminar
  8. Não vi resposta a nenhuma das perguntas...

    ResponderEliminar
  9. Que rídiculo. Há problemas dentro da FBAUP muito mais graves que o pagamento de propinas. Para quem não sabe, o dinheiro das propinas na FBAUP, contrariamente àquilo que acontece em muitas faculdades da UP, tem sido usado para melhorar as condições dos estudantes. Temos uma área de oficinas muito melhor que em grande parte das faculdades europeias (basta falar com os alunos de erasmus que vêm para cá, ou dos de cá que vão para lá), temos um edifício novo com todas as condições, temos tido obras nos edifícios da escola, de maneira a melhorar as condições para todos nós, temos equipamento muito bom a nível de fotografia - pode não ser muito, mas é do melhor, hasselblad e digitais, e posso brandar aqui todas as coisas fantásticas que a FBAUP tem, mas não é isso que interessa.
    No entanto, tem problemas a nível interno que ultrapassam em muito as propinas. E há coisas que ficaram para segundo plano por causa desta acção! Coisas que interessam a todos os estudantes da FBAUP! Isto é uma acção que teve como base política, um partido político. Digam lá então, onde foram arranjar aqueles dados todos! Brandem lá!
    Falam do 25 de Abril e eu falo do Hitler. Vocês estão a prometer o que não podem. Vocês só têm protagonismo porque as coisas estão mal, e mesmo assim nem passam no telejornal à noite.
    Nós fomos bombardeados de cartazes a dizer 1300 euros de propinas! Claramente que não foram feitos por pessoas de cá, pelo mau uso da tipografia que tinham! Quando na verdade esse valor é uma previsão, feita da maneira que mais interessa!
    Oh meu caro isto é uma falácia "E claro, a fantástica falta de capacidade para perceber que numa democracia conta quem participa e que se numa reunião aparecem X alunos, são esses X alunos que contam." Era muito bom que assim fosse, já agora, eu posso falar por todos os alunos da UP a dizer que partidos políticos metidas nestas coisas só servem para atrasar processos realmente importantes! Esquecem-se é que a crise vai passar e ninguém vai deixar de pagar propinas; nomeadamente, só agora é que se lembraram? Fizeram alguma coisa desde que entraram na faculdade sem ser agora porque há crise? Outra questão que vos coloco é: Quero números de pessoas que tenham desistido do ensino superior por causa de esta crise! Então, brandem lá os números!
    Mais, "Reconhecendo os malefícios deste esquema que as propinas introduziram, o Estado inventou um «penso rápido» destinado a minimizar tais consequências: chamou-lhe Acção Social. Ora a missão desse dispositivo seria não permitir que nenhum cidadão fique impedido de estudar na Universidade (...)", isto sim é mentira, num comunicado passado po vocês. A minha irmã andava na Escola Superior de Enfermagem S. João no ano em que as propinas com valor superior (porque para quem não sabe, sempre se pagou propinas, não nestes valores, claro) e ela já nos anos anteriores poderia ter-se candidatado a bolsas de estudo da Acção Social.
    E a escola não tem bar, porque os antigos exploradores não pagavam a renda há meses. Está aberto um concurso, tal como para a reprografia que não quem não quer. Basta abrir a página do Sigarra.
    E eu não tive na escola desde sexta. Estou doente, como qualquer outro ser humano normal, mas ontem fui defender a minha FBAUP da tragédia que estas pessoas a colocaram, pessoas da FLUP e da FBAUP. Eu assisti isto via computador, toda a manhã, neste blog absolutamente miserável, e que nada diz. Aliás, ninguém fala dos alunos que foram à noite à escola, dizer que isto não deveria ir para a frente; esses alunos foram convidados a sair da sala porque tinham uma opinião contrária à da mesa (grandes democratas que vocês me sairam, nem parece que são da oposição). Basta ir à FBAUP para se perceber que poucas são as pessoas que apoiam isto. E eu não me vou unir a pessoas que se barricam, eu, e mais alunos que se encontram descontentes com este tipo de acção, vamos criar acções que se demarquem totalmente destas coisas.

    Como diz a Catarina, vocês não respondem a nada! NADA! Desmarquem-se mais um pouco da conversa.

    ResponderEliminar
  10. O dinheiro para "melhorar" as universidades deve vir do Estado, não dos pais dos estudantes ou dos estudantes. Lá está, isso depende de que sociedade queremos. Por isso acho que os argumentos da márcia fazem pouco sentido: as propinas não deveriam existir nem pagar os "melhoramentos" nas universidades, elas deveriam simplesmente ter condições! E as propinas são um dos mais graves problemas porque há muita gente que não tem como as pagar.

    Em relação à acção... Eu à priori nada tenho contra ocupações de escolas. Mas se eram 15 ou 25 acho que não tem nexo absolutamente nenhum. O que faz sentido, quando não se tem efectivamente o apoio de uma parte substancial dos estudantes da faculdade, é falar e envolver as pessoas, por coisas a mexer.

    ResponderEliminar
  11. O ensino superior é superior por alguma razão.
    As propinas impedem que os alunos fiquem 10 anos a tirar um curso, a não que o possam manter - isto era estupidamnete comum quando não se pagavam estes valores, e éramos todos nós a pagar isto, com os impostos. As propinas permitem que as escolas tenham auto-gestão - mal ou bem.
    E o dinheiro não deve vir do Estado, como é óbvio. Estamos neste momento a formar licenciados para o desemprego do que aqueles que vão ter emprego real. Veja-se o caso dos enfermeiros, dos professores, e de tantas outras licenciaturas que estão a rebentar pelas costuras.

    E eu agora falo do caso da FEUP, que dizem vocês da FEUP? Capitalismo? Quem dera a todas as faculdades poderem ser como a FEUP.

    ResponderEliminar
  12. Esta Márcia é uma vesga agitadora, reaccionária e mentirosa de primeiro calibre.
    Estou a conter-me para não soltar aqui uma linguagem vernacular que era a maneira adequada para tratar esta cascavel à solta.
    Pertenço ao grupo da FLUP. Não há política no nosso meio. Há, isso sim, interesses dos estudantes a defender.
    Como agitadora reaccionária e lançadora de boatos, tu sim, estás seguramente ao serviço de alguém.
    Mas percemos a tua intensão. Queres conotar-nos com pcp ou bloco, é isso? Bem, para tua informação, um dos elementos mais activos é o presidente da JC da sua terra. Digo isto porque foi ele que o revelou alto e bom som numa AGE.
    Quanto aos outros, não sei se pertencem e a que partido pertencem. Por mim não estou vinculado a ninguem porque sou um pensador livre.
    Posto isto, espero que te cales com essa insistência própria de quem não tem vergonha de ter uma vida despida de quaisquer princípios éticos.

    ResponderEliminar
  13. Jaime, deixa de te ridicularizar com isso. Aliás, não percebes que ao atacares-me só te descredibilizas? Ainda não percebeste que não tens apoio de alunos da escola que ocupaste? Ainda não percebeste que, nós alunos da FBAUP, queremos um ensino decente, tal como tu? Apenas que lutamos com outras armas, que não as que vocês usaram?
    Se eu sou uma mentirosa, que se pode falar do que se escreve aqui?! Basta perceber pelas votações, que são coisas absolutamente ridiculas! E quem és tu para me chamar mentirosa? Que eu saiba, eu cheguei à escola na quarta, e fui perguntar aos alunos de Letras o que é que se passava, e um rapaz simplesmente limitou-se a saltar e a dizer coisas sem sentido. E são estas as pessoas que respondem neste blog.
    Eu não ataco pessoalmente ninguém, porque eu nem sequer sei quem vocês são, nem como é que esta coisa surgiu, porque ninguém me responde às questões:
    "Fizeram algum tipo de queixa ou pedido de esclarecimentos aos órgão competentes?
    Se sim, onde estão esses dados?
    Se sim, fizeram-nos chegar a todas as instâncias?
    Se não, porque é que fizeram uma acção como esta que nos descredibiliza enquanto alunos de uma instituição como a UP?
    Quem vos deu os dados que apresentaram na reunião de terça-feira?
    Porque usaram a FBAUP para fins políticos, dissimulados, mas facilmente perceptíveis na leitura dos blogs das pessoas que estiveram lá dentro?
    Porque é que não pediram apoio da Comissão de Gestão da Associação de Estudantes da FBAUP?
    Porque assinam apenas como FBAUP, quando é mais do que perceptível que foi uma acção de fracções de alunos da FBAUP e da FLUP?
    Porque não esclarecem que a reunião de terça teve alunos de Letras na mesa, que lançaram a história dos 1300 euros de propinas? Isto explica que não a vossa estadia nocturna na FBAUP não foi apenas solidária!
    Porque é que não dizem que na própria reunião de terça não houve consenso entre os alunos das Belas Artes?
    Como é que isto foi decidido numa tarde? Expliquem-me como é possível que uma acção destas não tenha sido planeada à priori pelos alunos que lançaram dados nessa reunião."

    Jaime, se achas que aquilo que estás a fazer é correcto, é porque és menos democrata que eu. Eu peço satisfações aos órgãos correctos, e neste momento, estou a pedir-vos esclarecimentos. Como ninguém mos dá, só se lançam coisas para o ar sem qualquer sentido, eu já disse que me retirava da discussão e partia para a minha escola, para tentar desmarcar-me, como muitos alunos querem, deste tipo de acções. Desculpa Jaime se há pessoas com um nível de inteligibilidade que não se contentam com factos vindos não se sabe muito bem de onde. Desculpa Jaime, por eu querer que a minha FBAUP seja respeitada pela instituição que é, não por isto "Hoje decidimos não ficar calados. A faculdade é nossa. Belas Artes pertence aos estudantes. Hoje dignificámos a nossa instituição e honrámos o seu nome e a sua tradição de inconformismo.", porque isto é uma visão romântica da FBAUP e dos artistas em geral. Fala em nome da tua escola, e não em nome da minha. A minha escola não tem tradição académica, mas é, no final de contas, uma academia com perto de 230 anos de existência, de onde saíram, e saem, pessoas que realmente são importantes na sociedade portuguesa (e não só), e que não fazem acções destas, de maneira precipitada. Eu não vos ataco individualmente, aliás, porque eu só quero que isto seja esclarecido para toda a gente que lê este blog perceber que, na FBAUP, grande parte dos alunos não concorda com isto, que isto não representa a FBAUP como vocês falam no post.

    No dia Jaime que tu me responderes ao que te pergunto, eu sou a primeira a congratular-te. Neste momento, quem me parece estar a lançar boatos e postas de pescada ao ar és tu. Quem anda na FBAUP sou eu, e alunos de letras foram lá para uma reunião e ocuparam a minha escola, sem saberem realmente o que a FBAUP é.

    É muito mais fácil insultar os outros quando não se tem nada para dizer. Ou simplesmente, porque essas pessoas conseguem argumentar melhor do que nós. Eu não sigo essa via, no entanto, não permito que me insultem, quando a minha causa é tão nobre quanto a vossa. Eu nunca disse que não apoiava ideologicamente o que vocês pretendem, mas eu não apoio acções deste género.

    ResponderEliminar
  14. fogo....a rapariga (Márcia) deve passar dias colada ao PC a actualizar o blogue....ta cheio de comments dela por td o lado e é cada um k mais comprido!!!!!so de olhar perde-se logo a vontade de lê-los....

    ResponderEliminar