quarta-feira, 1 de abril de 2009

Reunião com um representante dos Professores

Às 12:10 deixou-se entrar excepcionalmente um representante dos professores no sentido de se discutir a acção, e as suas reivindicações.

O professor Paulo Almeida tomou a responsabilidade de falar com os restantes professores para se chegar a um consenso na base das lutas que nos são comuns.

O futuro da ocupação está em discussão.

11 comentários:

  1. No pós 25 de Abril tomaram o EStado de assalto, agora os jovens bem formados não t~em perspectivas de vida.

    Os compradores de habilitações académicas nas Universidades Privadas da treta arranjaram grandes tachos no estado e/ou em empresas que estejam a «mamar» neste.

    Só arranjam emprego por cunha.

    Este país é uma vergonha, penso que a solução passa por incendiar as Universidades, que são um exemplo da pouca transparência que existe no estado.

    Imagine-se que os professores são recrutados por convite. Convite? Mas um qualquer faz convites de trabalho em nome do estado português? Depois de já «lá estar dentro» é aberto um concurso a «fingir».
    Isto é que é país?

    Outro exemplo, nas autarquias qualquer anuncio de emprego já tem destinatário. Pior ainda. Por vezes a pessoa ocupa e desempenha a função antes do concurso ser publicado. Para ganhar o lugar trabalha grátis, outras vezes faz campanha pelos partidos.

    Isto não pode continuar! A solução passa por imitar o Nero e incendiar...incendiar..incendiar os animos ...

    ResponderEliminar
  2. Caros:

    Um Abraço de Solidariedade do Lino. É muito por Vós que às vezes tenho saudades do tempo que aí trabalhei. Não estou aí fisicamente, mas estou convosco para o que precisarem, hoje e amanhã.
    linomiguelteixeira@gmail.com
    960429595

    Abraços!
    Lino Miguel Teixeira

    ResponderEliminar
  3. Solidariedade para com a vossa justíssima luta! Este desGoverno está a destruir o Ensino Público!

    ResponderEliminar
  4. Força nessa ocupação.
    Pena os nossos políticos terem uma venda nos olhos e só terem dinheiro para salvar os bancos dos amigos da bancarrota.
    Sem 1 ou 2 bancos que diferença fazia, agora sem estudantes não há futuro assegurado.

    Força,
    de um colega da Univ. do Algarve

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    sou do Departamento de Informação da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e gostaria de saber se é possível entrar em contacto com algum dos estudantes barricados na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto para obter algumas declarações.

    O número da RUC é 239 410 410 ou 239 410 422.

    Atenciosamente,

    Diana Craveiro

    ResponderEliminar
  6. Força nisso!

    Já é altura de começarmos a exigir os direitos que nos andam a roubar.

    A malta da FCUL está a acompanhar a vossa ocupação!

    ResponderEliminar
  7. Em tempo de tantos ataques aos trabalhadores e aos jovens estudantes e trabalhadores, a vossa ocupação é a prova de que os jovens não só pensam pela sua cabeça, como os autómatos, a existirem, estão em São Bento.
    Força! A LUTA CONTINUA!!!!

    Fernando Marta

    ResponderEliminar
  8. Um movimento que devia estender-se a todas as Universidades do país, e não só as Públicas. Ao contrário do que aqui disse alguém, nem toda a gente que anda nas privadas "compra" as suas habilitações académicas nem tão pouco arranja tachos no Estado. Quem assim fala, ignora totalmente o que se passa nas universidades privadas. Há famílias a trabalhar para poderem dar um curso aos seus filhos, já que a merda do sistema público selectivo não lhes permitiu a entrada, mas sim àqueles que tiveram a oportunidade de frequentar colégios e externatos e, esses sim, pagarem pelas suas habilitações académicas. Ou então aos que não tiveram que se deparar com médias de 18's e 19's também muito à custa desses mesmos externatos. Falas de barriga cheia, caro amigo.
    A injustiça grassa não só no Ensino Público, mas ainda mais no Privado, já que nós não temos propinas de 900 euros anuais para pagar e (falo por mim e por muitos que conheço) não somos filhos de pais ricos.
    Têm toda a razão e mais alguma no vosso protesto, o ensino superior em Portugal é uma farsa e está cada vez mais elitista. Abram o vosso movimento a todos os outros estabelecimentos e podem ter a certeza de que vai ganhar força, muita força. Admiro a vossa coragem, não desistam.

    Saudações

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Olá pessoal....estive com vocês e concordei convosco....mas acho que assim que houve oportunidade de criar um ponto de diálogo com o directivo, logo de manhã, isso devia ter sido aproveitado....
    Depois de essa oportunidade ter sido ignorada as coisas começaram a dispersar e nunca mais foi possível consenso.
    Apesar de concordar com todos e de achar que de certa forma era necessário ter passado por isto, a informação não foi bem divulgada para a comunidade FBAUP, o que não contribuiu para uma adesão em massa, pelo contrário.
    Espero que, depois desta reunião, as coisas se resolvam ou que pelo menos se tentem encontrar soluções, tendo em conta que os professores estavam do nosso lado pelas questões que estávamos a defender, não com a forma como o fizemos.


    Espero que a reunião seja produtiva....

    ResponderEliminar
  11. Estou solidário com a luta que deveria ter sido travada já há alguns anos atrás e de forma ainda mais veemente. Encontro-me na Grécia e por isso não posso estar aí convosco mas espero que levem isto até as últimas consequências e que o protesto se estenda por mais instituições do país.
    É ridículo aquilo a que chegamos (propinas, bolonha, acção social...)e ao tomarmos contacto com as realidades nos restantes países da Europa (quase todos mais ricos que Portugal) rapidamente concluímos que estamos, literalmente, a ser roubados e a hipotecar o futuro com a fraca qualidade deste novo "paradigma" bolonhês.
    Um abraço!

    ResponderEliminar