quarta-feira, 1 de abril de 2009

Momentos (III)


A Comunicação Social já esteve presente. Abriu-se um pouco da porta para conversar com os jornalistas.

A luta continua e a ocupação também!
Pedimos todo o apoio que puderem dar seja de que maneira for.

Esta é a nossa luta. Agora.

18 comentários:

  1. O único apoio que posso dar desde aqui (Universidade do Minho) é este: a minha presença, o incentivo e a divulgação do vosso protesto.
    Uma luta que não é apenas vossa mas de todos nós..
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. É a vossa luta e a luta de todos os estudantes do Ensino Superior (dito) público.

    Força com isso!

    ResponderEliminar
  3. Joana D'Arq, também estou na Universidade do Minho. Gostaria de falar contigo.
    Cá há o AGIR (Agrupamento de Intervenção e Resposta). Fica com o meu e-mail (luavazia@gmail.com). Espero que estejas interessada em participar nas nossas acções. Até breve.

    ResponderEliminar
  4. Tenham a dignidade de respeitar o ensino, esta geração tem tudo e ainda quer mais.
    J. de Castro

    ResponderEliminar
  5. Esta geração vai ser a primeira a viver pior que a geração anterior, portanto esta geração tem é nada!
    Lutemos...

    ResponderEliminar
  6. Caros colegas,
    Eu sou aluna das Belas Artes, tal como vocês, mas não consigorever-me neste protesto. Antes de se fechar uma escola, deviam-se as reais razões da situação grave da escola: o problema real da escola não é bolonha, ou a acção social, mas sim o problema vem de dentro, dos órgãos de gestão da faculdade. Há situações muito graves a decorrer no seio da faculdade, nomeadamente a situação do departamento de design, na qual o alunos que estão envolvidos nesse processo foram aconselhados a seguir por vias burocráticas até não haver mais respostas, e depois sim, seguir para uma via mais violenta, se fosse o caso.
    Acho que esta onda de revolta que surgiu depois da reunião dos alunos de design é boa, sim, é, mas tem de ser bem medida; não podemos fechar uma escola assim. Não se esqueçam que somos julgados pela opinião pública, e que é muito importante que este descontentamento por parte dos alunos já fosse uma coisa conhecida por todos (quando na verdade, não o é. Quando entrou Bolonha na faculdade, não faltou quem lhe batesse palmas).
    Não há necessidade para estas coisas para já. Vamos fazer abaixos-assinado, vamos fazer queixas contra aquilo que achem que está mal e enviar para todas as instâncias, não paguemos propinas colectivamente para nos fazermos ouvir, e quando ninguém nos responder, assim nessa situação, é que devemos partir para isto.
    De qualquer maneira, é sempre ver que, de uma maneira ou de outra, os alunos desta escola estão dispostos a lutar contra seja o que for, o que já não acontece há muito tempo.

    ResponderEliminar
  7. ao contrário do que diz o senhor joão castro esta geração não tem tudo e infelizmente exige muito pouco. verdade que, filhos do 25 de abril, fomos criados rodeados de uma liberdade que muitos nem reconhecem, verdade também que em muitos casos essa liberdade se converteu em libertinagem e isso é lamentável, acima de tudo porque essa geração libertina é incapaz de lutar pelos seus direitos e por uma sociedade melhor (que é SEMPRE possível). É louvável a iniciativa destes jovens que hoje ocupam a Faculdade de Belas Artes e nos mostram que afinal ainda há esperança para esta geração...

    ResponderEliminar
  8. FORÇA COLEGAS!!! O Porto sempre se destacou pelo seu espirito revolucionário e inconformado. Lutem pelos direitos de todos. Se pudesse estava aí com vocês e na Reitoria. Antes morrer de pé do que viver ajoelhado...

    ResponderEliminar
  9. acrescento apenas isto: a crise vai passar, e daqui a 3 anos vai toda a gente voltar a conseguir pagar as propinas, mas os problemas da escola vão persistir, porque as pessoas que lá estarão são as mesmas.

    ResponderEliminar
  10. "abaixos-assinado"... sinais da crise no ensino.
    Mais, o Porto tem tradição revolucionária e de inconformismo? Talvez na região. Em Valbom ou Fafe nunca ninguém ocupou uma escola.
    Estive no JUP dois anos a tentar promover a discussão em torno da Universidade e o único feedback que recebi foi de ex-alunos. Não se enganem, a nossa geração sofre uma anomia social grave.

    ResponderEliminar
  11. desculpa miguel maria, mas para além desse lapso de abaixo-assinados, tenho palavras que estão unidas por falta de espaço. isso é um bocado rídiculo.

    ResponderEliminar
  12. Era só para dar, desde Lisboa, o meu apoio (solidário e longínquo) à ocupação da fac. de Belas Artes do Porto! Espero que seja a primeira de muitas, a ver se desta vez nos ouvem, tanto as Associações de Estudantes que fazem vénias ao Ministro como todo o Governo. Espero que se assustem, porque virá aí mais!

    Abraços

    ResponderEliminar
  13. Caro Rodrigo,

    Como teu amigo, nas Lutas de Lisboa, devo concluir o mesmo que tu - Há Associações de Estudantes, que lambem o Governo (e os Conselhos Executivos, das suas Escolas). Como sabes, fomos altamente pressionados (para não dizer-mos, ameaçados), para não nos manifestar, no dia 24 de Março. Isto está a tornar-se grave. O Ensino está degradante! É urgente haver jovens a lutar contra esta “Politica da Lei – do - Menor – Esforço - Estudantil” e existem, felizmente. Existem Grupos de Estudantes, que realmente Lutam contra estas politicas. Infelizmente, muitos deles não são levados “a sério”, porque a Opinião Publica pensa que os jovens só se querem “divertir” e Estudar “nada!”. É de louvar aos nossos colegas do Porto, esta iniciativa Irá se repetir em Lisboa e em outras regiões do País. É necessário, fazer ver ao Governo, que os Estudantes não estão a dormir e que não são “Sumiços” - os Estudantes lutam. Lutam mesmo contra as ameaças, contra as perseguições e “tachinhos existentes”. Sabem porque? Porque somos leais à Liberdade, à Educação e à Igualdade.
    Abaixo Bolonha!!!

    Juntos venceremos!!

    ResponderEliminar
  14. É de lamentar que enquanto recebemos todo o apoio e compreensão por parte de faculdades de outros pontos do país como Minho e Lisboa, estejamos com esta "troca de palavras" entre estudantes da própria Universidade do Porto.
    Nunca em lado nenhum existe acordo entre todos os seres humanos, mas é preciso ter a consciência de que há momentos em que devemos esquecer certos "problemas mesquinhos" e lutarmos todos juntos por algo melhor.

    Muito obrigada por todo o apoio dado pelos nossos colegas de todas as faculdades do país.

    A UNIÃO FAZ A FORÇA. NÃO A GUERRA


    Diana Barros (FBAUP)

    ResponderEliminar
  15. tudo uma grande palhaçada!! nao eram de belas artes eram de letras!! com um texto reinvindicativo de merda!!com casos isolados sem dados estatisticos íam ser comidos na reitoria. E são taão fantasticos que usaram a faculdade de belas artes como escape não deram a cara.
    Por favor eu acho que ha muito a mudar mas não a dizer nao queremos bolonha porque nao. ou sim eu nao recebo bolsa e quero muito a bolsa porque ma chumbaram por um euro. A bolsa minma sao 20euros amigo sabes pelo menos porque lutas? Sim sou a favor da luta mas de uma forma inteligente e de alunos do superior não de meninos de paridos. Trabalhar também é um bom termo sabiam?

    ResponderEliminar
  16. "A bolsa minima sao 20euros amigo sabes pelo menos porque lutas?"....bem, segundo me parece por este comentário tu é q n sabes do q falas....é verdade q os SASUP n dão dinheiro suficiente, mas 20 euros....amig, informa-t antes de falares...a propina mínima são 90 e tal euros, agr n sei o valor exacto, mas no total os alunos recebem o equivalente ao valor das propinas....podem n recebê-lo a tempo e horas de as pagar, mas isso é outra história...

    tal como não estás informad sobre isto....tb n estás sobre o resto....informa-t antes de falar...

    ResponderEliminar
  17. Cara joana os critérios de calculo e atribuição de bolsa sao de acordo com cada faculdade. E sim a bolsa minima em muitas faculdades sao 20euros! Tens é um abatimento no valor das propinas. O falarem sem se darem ao trabalho de investigarem e realmente conhecerem todos os parametros de atribuição e de quem realmente as atribui revela mais uma vez a palhaçada da ocupação!! No SASUP existe um responsavel por cada faculdade fala com ele.

    ResponderEliminar
  18. Caros colegas,
    Segue no link abaixo algumas fotos da ocupação da faculdade.
    Cristiane Schmidt

    http://www.flickr.com/photos/cristianeschmidt/

    ResponderEliminar